Truques para transformar a sua casa sem gastar muito

tinta-azul

Transformar a casa sem gastar muito é um desafio. É preciso adequar o ambiente ao estilo dos moradores, de forma que os cômodos fiquem práticos, funcionais e confortáveis. Uma ideia simples e barata para começar as mudanças é brincar com as cores. Elas têm o poder de transformar os ambientes e trazer um charme a mais para a decoração. Com base em uma matéria publicada pelo blog Casa de Viver, vamos ensinar alguns truques.

É fundamental escolher a tinta correta para a superfície a ser pintada. Para paredes em geral, a mais indicada é a Tinta Acrílica fosca, pois ela esconde melhor as imperfeições, além de ser mais fácil de limpar e mais resistente.

Um truque que pode fazer toda a diferença é pintar as portas e rodapés. Se você deseja criar uma sensação de amplitude no ambiente, pinte as portas e os rodapés da mesma cor utilizada nas paredes, assim eles não irão se destacar e os objetos contidos no ambiente ganharão vida. Caso queira inovar, não tenha medo de pintar as portas com cores vibrantes, incluindo-as na decoração. Nesses casos, é indicado usar tinta esmalte.

Pintar os móveis também é uma ótima ideia para quem procura mudar a decoração do ambiente. Pegue aquela peça antiga e desgastada e transforme-a em um objeto moderno. Antes de começar a transformação do móvel, não se esqueça de lixar. A tinta mais adequada para esse tipo de pintura é o esmalte sintético (spray ou rolinho), pois possuem um melhor acabamento.

Se a sua casa é cheia de itens clássicos, como molduras, e você deseja algo mais moderno, um truque muito utilizado é usar as cores. Com cores menos vibrantes você deixará o ambiente mais aconchegante. Já as cores escuras e vibrantes darão um ar mais divertido.

Uma tendência para quem quer inovar no ambiente é pintar as paredes com o efeito ombré, um tipo de pintura que lembra um sombreado. Geralmente feito em faixas, ele começa escuro e vai clareando lentamente, ou o contrário.

Para mudar é preciso estar aberto a novas ideias, por isso não caia na regra de que lugares ensolarados combinam com cores vibrantes e lugares urbanos com cores mais acinzentadas. Inove!