Truques para a decoração de espaços pequenos

ambiente

Para quem mora em um apartamento ou casa pequena, criar uma decoração confortável e aconchegante pode parecer um desafio. Pensando nisso, separamos algumas dicas e truques para ajudar a transformar um cômodo em um ambiente funcional.

Para começar, prefira as cores claras para as paredes, elas dão uma sensação de amplitude, deixando o ambiente maior. Se você é fã dos tons mais escuros, não é preciso abandoná-los, você pode eleger uma das paredes do cômodo para pintá-la com uma cor mais viva ou então usá-la em móveis e objetos decorativos. Usar o espelho na decoração é um truque infalível, pois, assim como as cores claras, ele também tem o poder de ampliar o ambiente, trazendo leveza e suavidade para o espaço. sala

Na sala de estar, evite escolher grandes sofás e dê preferência para um de 3 lugares, conjugando-o com uma poltrona ou puff. Se a sua casa possui apenas um quarto, optar por um sofá-cama pode ser interessante, pois abre a possibilidade de receber visitas mais confortavelmente. Tenha em mente que o espaço ideal entre uma mesinha de centro e o sofá (ou o móvel mais próximo) é de 60 centímetros. Se preferir, troque a mesa de centro por puffs estofados, essa opção deixará o ambiente mais confortável e prático. Outra dica útil para a sala é colocar a TV embutida em um painel na parede, abrindo um espaço maior no balcão ou rack para organizar outros aparelhos eletrônicos.

A dica das cores claras também se aplica ao quarto, mas isso não significa que você deva se ater a um ambiente monocromático. Opte por paredes mais claras e objetos com cores vivas. Cama com gaveteiro embutido ajuda bastante na hora de organizar o quarto e economiza algum espaço. Se o quarto for compartilhado, não tenha medo de investir em um beliche. Substitua a luminária sobre o criado-mudo por uma arandela, deixando-o livre para outros objetos.

quarto

 

No banheiro, é importante que você reduza a quantidade de objetos sobre a pia, como perfumes, maquiagens, remédios etc. Guarde-os em armários e/ou fora do banheiro. Cestos são uma boabanheiro  opção para ajudar na organização do cômodo, e ainda dão aquele toque especial, trazendo leveza e descontração. Algumas prateleiras pequenas ou nichos também podem ajudar na organização. Uma boa dica para deixar o banheiro mais alegre é selecionar uma parede e usar cerâmicas coloridas ou estampadas.

Para a cozinha, prateleiras e ganchos são sempre ótimas opções, pois, além de ajudar na organização, os utensílios ficam sempre acessíveis na hora de cozinhar. Outra peça curinga é a mesa dobrável: quando não estiver usando, basta dobrá-la contra a parede e pronto, espaço liberado. Procure não cobrir as janelas da cozinha, pois a iluminação natural ajuda na sensação de amplitude do espaço. Caso sua cozinha seja integrada à sala de estar, opte por armários com linhas retas e sem puxadores, de preferência em cor próxima às das paredes, assim a decoração sofrerá menos interferência. Cooktop também é uma boa opção, além de ser moderno, você não precisa se preocupar com o forno e pode aproveitar o espaço para guardar outros utensílios de cozinha.

cozinha

 

Se você tem uma sacada ou varanda pode colocar um cantinho verde, recheado com plantas, em vasos grandes, que ficam muito bem quando colocados no chão, ou em prateleiras de madeira.varanda O ambiente é propício para receber amigos e relaxar, portanto é interessante ter uma mesinha com cadeiras dobráveis. Futons e almofadas também são bem-vindos, se o espaço for ao ar livre, use material impermeável para protegê-los do tempo. Se você quiser dar um toque rústico ao ambiente, invista em um piso deck de madeira.

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *