Tinta em spray – Tão fácil quanto parece.

tinta-em-spray

Entrando na onda de “do yourselfie” muitas pessoas começaram a colocar a mão na massa e realizar pequenos (ou grandes) projetos, como, por exemplo, reformar um objeto antigo ou até pintar uma parede. Uma grande aliada desse movimento é a tinta em spray, que facilita bastante a aplicação de cor em projetos.

A tinta em spray não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, pelo contrário, ela é versátil, traz vários benefícios e o preço é acessível. Podemos utilizá-la nas mais diversas superfícies. Sua velocidade de aplicação é incomparável, além de oferecer precisão na correção de falhas ou imperfeições existentes.

Para facilitar o uso do spray, vamos ensinar um passo a passo:

Proteja bem os móveis e objetos a sua volta.

shutterstock_137609627

Ao começar a pintura, é importante proteger bem a sua área de trabalho. Mantenha panos velhos sempre ao seu alcance para limpar qualquer “acidente” que possa vir a acontecer. Uma dica é usar fitas adesivas para isolar áreas que não serão pintadas ou para criar uma borda refinada. Use luvas descartáveis ao aplicar a tinta.

 

Limpe bem a superfície na qual a tinta será aplicada.

shutterstock_520136779

Superfícies sujas atrapalham a fixação da tinta, por isso, depois de isolar sua área de trabalho, reserve um tempinho para fazer a limpeza de resíduos que podem reduzir a fixação do spray. Utilize um pano úmido com água. Se o objeto que receberá a tinta possuir uma cobertura brilhante ou algum produto finalizador, é importante lixá-lo para que a tinta tenha uma aderência melhor.

 

Realize o seu projeto em uma área externa e bem ventilada.

shutterstock_211794883

O clima pode interferir no resultado final, por isso é importante optar por realizar o seu projeto em uma área externa com boa ventilação. Prenda a sua proteção (jornais ou lona plástica) com algo pesado para evitar que ela saia do lugar.

Use Primer.

shutterstock_561179782

Sempre que possível, utilize um primer antes de começar a pintura com tinta spray, isso fará com que a tinta tenha melhor aderência na superfície, deixando-a mais lisa e ressaltando a cor desejada.

Teste a tinta antes de começar

shutterstock_12273739

É importante testar a tinta em um pedaço de madeira ou jornal antes de aplicá-la na superfície a ser pintada para garantir que não haja um bloqueio no bico, o que impediria a aplicação homogênea da primeira camada.

Aplique a tinta em Spray.

shutterstock_60956215

Para começar a pintar, agite bem a lata de tinta e aplique lentamente uma camada homogênea sobre toda a superfície a ser pintada. Provavelmente ficará um pouco manchado e mostrando ainda a cor original do objeto, mas não se preocupe, isso será corrigido com a aplicação das outras camadas de tinta. Mantenha a lata sempre a uma distância aproximada de 20 cm do objeto, movendo-a para frente e para trás. Sempre aplique camadas finas, evitando que a tinta escorra e fique pegajosa por mais tempo.

Espere.

shutterstock_465705089

A tinta spray precisa secar por no mínimo 24 h antes da aplicação da segunda mão. Não tente adiantar o processo, pois esse tempo fará com que a tinta tenha uma aderência melhor e dure mais tempo.

Aplicando a segunda mão.

shutterstock_322706675

Passadas 24 h após a aplicação da primeira mão de tinta, é hora de colocar mais cor no objeto, cobrindo totalmente a superfície e corrigindo pequenas falhas da primeira camada.

Finalizando o projeto.

shutterstock_197958920

Deixe o objeto secar totalmente após a segunda mão, e comece a remover qualquer fita adesiva utilizada. Remova a cobertura protetora do seu ambiente de trabalho e, caso sobre tinta, guarde-a em um local seco.

Pronto! Viu como é fácil? No Varejão das Tintas você encontra as melhores marcas de tintas spray. Procure a nossa loja mais perto de você e comece já o seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *