Faça você mesmo uma parede de tijolinhos

shutterstock_109482227

Você já deve ter visto por aí alguma parede com o tijolinho aparente. Essa estética rústica e industrial tornou-se uma tendência na decoração e está presente em cada vez mais casas e escritórios, conferindo um ar despojado e estiloso.

O que você não sabia é que com poucos produtos é possível reproduzir essa técnica  aí na sua casa, sem quebra-quebra e nem muita sujeira. Duvida? Então continue lendo e confira o passo a passo. Depois é só vir correndo a uma das lojas do Varejão das Tintas, garantir todos os materiais necessários e colocar a mão na massa para ter a sua própria parede de tijolinhos. Vamos lá?

Parede de tijolinhos com textura

Uma forma bem simples de fazer uma parede de tijolinhos é utilizando textura, e você encontra várias opções e marcas desse produto no Varejão das Tintas. A mais indicada é a textura do tipo rústica, que deixa um efeito bem próximo do tijolo tradicional. Além da textura, você vai precisar de:

  • fita crepe (de preferência uma fita específica para pintura, que garante melhor acabamento);
  • espátula (para misturar a textura);
  • desempenadeira de aço lisa;
  • trena métrica ou régua;
  • lápis;
  • balde (para colocar a textura);
  • luva;
  • lona (o suficiente para forrar o piso).

Agora que você já tem tudo em mãos, é hora de preparar a superfície que vai receber a textura. Se houver trincas, gordura ou umidade na parede, será necessário corrigir esses problemas antes de iniciar o processo. Também é indicado que a parede tenha um tom mais claro que o da textura escolhida para que o efeito seja destacado.

Não se esqueça de tirar os quadros e prateleiras da parede e de proteger o chão com a lona. Agora sim, podemos começar!

 

Passo a passo

1- Faça o estêncil com a fita crepe

Defina o espaço em que será aplicada a massa e cole a fita crepe na posição horizontal de uma ponta a outra da parede, com um intervalo de 10 cm de altura entre as faixas. Lembre-se de deixar uma sobra da fita nas extremidades para facilitar a remoção. Depois, cole tiras de fita crepe na vertical, entre as faixas horizontais, imitando o desenho de tijolos alternados.

 

2- Aplique a textura

Aplique a textura com a desempenadeira por toda a área delimitada e alise usando a mesma ferramenta. Durante o processo, use a espátula para misturar constantemente a textura. Sua parede de tijolinhos está quase pronta!

 

3- Retire a fita crepe

Antes que a textura seque, puxe, com cuidado, a fita crepe da parede. Depois de seca a textura rústica adquire o efeito desejado.

 

Pronto!

 

Você nunca pensou que seria tão simples e barato renovar uma parede. Para mais dicas de decoração e faça você mesmo, continue acompanhando nosso blog e siga nossos perfis em outras mídias sociais