Cores de 2018

Post Varejão 1

Todos os anos são anunciadas novas tendências de cores. No universo da decoração e da arquitetura não é diferente. Vamos falar um pouco sobre as cores de 2018 escolhidas pelas tintas Coral, Suvinil e Sherwin-Williams. Diga-se de passagem: estão todas lindas! Quer conhecer? Vamos lá:

Cor do ano Suvinil: Terra Roxa

 A cor de 2018 da Suvinil é um tom de laranja queimado que foi chamado de Terra Roxa. O tom nos proporciona a sensação de acolhimento e de segurança e, como o próprio nome diz, está fortemente relacionado ao elemento terra.

Para combinar com a Terra Roxa, a Suvinil sugere tons de bege, verdes e amarelos. São várias opções de cores para realçar as coisas boas que a Terra Roxa nos transmite. Confira algumas combinações:

Cores SuvinilCores Suvinil

Cor do ano Sherwin-Williams: Melodia do Mar

A Sherwin-Williams optou por uma cor intensa, mas de fácil combinação. A cor do ano de 2018 será a Melodia do Mar. O tom azulado traz sensações de confiança, relaxamento e concentração – além de estar relacionado ao bem-estar espiritual.  Em um mundo cheio de instabilidade e incertezas, a cor Melodia do Mar reflete a busca por sinceridade e acolhimento.

A Melodia do Mar é versátil quando se trata de combinações. Pode ser utilizada com as cores das paletas de 2018 da coleção Colormix da Sherwin-Williams, que possui desde tons perolados a cores pulsantes e intensas, como rosa e amarelo. Exemplos:

Cores SW

Cor do ano Coral: Adorno Rupestre

A Coral optou por um lindo cinza rosado, que transmite conforto. Chamada de Adorno Rupestre, a cor do ano foi escolhida depois de um extenso estudo comportamental, que notou que as pessoas estão demonstrando uma grande necessidade de se sentir acolhidas. Por isso, a Adorno Rupestre traz aos ambientes uma sensação de aconchego e de relaxamento.

Para criar uma combinação de cores ricas, é recomendado combinar a Adorno Rupestre com tons terrosos. O cinza rosado ficará mais elegante com um azul petróleo. Por outro lado, combinações com cores mais claras trarão mais delicadeza ao ambiente. Veja algumas opções da paleta:

Cores Coral

 

Conheça as tendências para 2018 no mundo da decoração

Capa - post

Tendências não surgem do nada. Para que um estilo (ou objeto) seja chamado assim, são realizados vários estudos sobre a forma como ele influencia e se relaciona com o comportamento humano. Nessa hora tudo conta, a cor, a textura, a funcionalidade, o material, entre outras categorias. Um comportamento gera outro como resposta.

Separamos nesse post algumas tendências que deixarão sua casa de cara nova, pronta para receber amigos e família em 2018.

Almofadas com alto-relevo

shutterstock_288380021

O tato é um dos sentidos que mais se destaca. Por isso, ao criar um objeto decorativo devemos ter em mente que não é só o visual que conta. Seguindo essa ideia, vêm surgindo tecidos que nos surpreendem com delicadezas e relevos.

Brilho iridescente

Brilho

Deixa brilhar! Já faz um tempo que o chamado brilho iridescente resolveu roubar a cena nos ambientes. Ele faz parte da tendência sereismo e remete ao visual holográfico.

Jardinagem caseira

Plantas

As plantas voltaram com tudo, e não é novidade para ninguém que elas vieram para ficar. As pessoas estão procurando cada vez mais estar em paz com a natureza, e o conceito de floresta urbana vai fazer sucesso. Use e abuse das plantas na hora da decoração, sejam elas grandes ou pequenas.

Millennial Pink

Millennial Pink

Derivado do Rose Quartz, cor do ano Pantone em 2016, o tom Millennial Pink ultrapassará os limites  e será uma das cores favoritas entre os decoradores em 2018. Ela combina muito bem com uma paleta de tons terrosos.

Tapetes coloridos

shutterstock_293462702 (2)

Os tapetes lisos e sem graça vão ter que ficar para depois, porque chegou a hora de decorar sua casa com peças mais coloridas e ousadas, que misturam texturas, cores e materiais, peças que se assemelham mais a obras de arte.

Tramas humanas

shutterstock_637881175

As tramas naturais e artesanais, como vime e rattan, vão fazer sucesso no quesito decoração nesse ano. Seja em estilo rústico ou mais sofisticado, as peças criadas à mão estarão com tudo em 2018.

Veludo

shutterstock_757776151 (1)

O tecido, que por muito tempo significou exagero, voltou a ser popular devido ao seu toque macio e à ideia de luxuosidade que traz consigo. O material se tornou popular no revestimento de sofás e poltronas.

 

 

Como reformar aquele móvel antigo de madeira

452

Os móveis de madeira possuem, geralmente, uma durabilidade muito boa, sendo capazes de ultrapassar gerações e dar aquele charme especial ao ambiente durante vários anos. Porém chega uma hora que já cansamos de sua cara, ou então ele já não combina mais com a decoração daquele momento. Os motivos para querer reformá-lo são inúmeros, mas o medo de errar e estragar a relíquia de família as vezes te impede de colocar os seus projetos em pratica.

Pensando nisso, vamos ensinar o passo a passo para reformar sem medo, os móveis de madeira.

Anote aí o que você vai precisar, e separe tudo antes de começar.

  • Lixas de diferentes gramaturas;
  • Cola para madeira;
  • Massa para acabamento em madeira;
  • Rolinhos e pincéis;
  • Tinta para madeira na cor desejada à base de água ou solvente;
  • Pano úmido para limpar o móvel;
  • Fundo preparador para metais e madeiras;
  • Verniz protetor para madeira;
  • Jornal velho para proteger o chão.

 

Para iniciar a reforma, escolha um local arejado e com boa iluminação. Em seguida, analise o móvel e perceba tudo que será feito. Retire os puxadores, dobradiças e gavetas e lembre-se, ter paciência é essencial, pois esse processo exige tempo e cuidado.

  • Vamos lá, comece limpando o móvel.

Com um pano úmido ou flanela, retire toda sujeira acumulada com o tempo.

  • Repare as partes danificadas

Para isso, use uma massa corrida para madeira, para corrigir as partes danificadas como por exemplo, buracos, superfícies lascadas, partes amassadas, entre outros.

  • Lixe o móvel

Chegou a hora de lixar! Escolha a lixa mais adequada para a superfície, e lixe o móvel de forma uniforme, removendo tintas antigas, resíduos, verniz e outros revestimentos antigos.

  • Remova os resíduos

Após lixar o móvel, é importante retirar todo o resíduo restante, com um pano ou flanela.

  • Pintura

É hora de pintar! Escolha a cor que você deseja aplicar ao móvel, e mãos à obra. Escolha o melhor pincel ou rolinho para o tipo de superfície (se não sabe fazer isso, dê uma olhada nessa matéria aqui). Ao pintar, faça movimentos na mesma direção, em sentido único. Espere secar e aplique a as outras demãos.

  • É hora de dar brilho!

Após a última camada de tinta ter secado, aplique o verniz e deixe secar.

  • Recoloque os acessórios

Para finalizar, recoloque os puxadores, dobradiças e gavetas.

Pronto, viu como é fácil?

Cinco ideias de decoração natalina para você fazer!

9

O Natal está chegando! É época de deixar a casa pronta para as celebrações que vêm por aí, como a visita do bom velhinho e o ano novo, que está cada dia mais próximo. E a sua casa, já está decorada?
Separamos algumas dicas fáceis de fazer, e que vão deixar a sua casa em clima natalino sem ultrapassar o orçamento.

1) Natal sem pisca-pisca não é natal
Você está cansado dos tradicionais pisca-piscas que sempre acabam embolados? Que tal inovar e criar uma corrente de luzinhas totalmente diferente? Para isso o pisca-pisca convencional ainda vai ser usado, a diferença é que você vai criar uma cúpula para cada lâmpada. Use uma esfera translúcida, pinte-a com tinta em spray Colorgin Arts e deixe suas luzes se destacarem.10

 

2) Flocos de neve com palitinhos de picolé

Essa é muito fácil. Junte palitos de picolé, cole-os em forma de flocos de neve e, com a tinta em spray Colorgin Decor, dê cor a eles

Obs. Você não precisa ficar preso em apenas um formato, deixe a sua criatividade falar mais alto.

74

3) Efeito neve

Você acha que no Brasil não neva, ainda mais em pleno verão? Você está errado! Com a Colorgin Spray Neve é possível criar neve artificial rapidamente. O spray é ideal para dar acabamento em pontas de árvores, presépios, enfeites natalinos, vitrines, fantasias, cenários de inverno e muito mais.

shutterstock_534896167

4) Velas de natal

As velas são muito utilizadas em decorações natalinas. Para criar um efeito especial, coloque-as em potes de vidro colorido. Fazer esse tipo de pote não tem mistério. Pegue aquele vidro que você jogaria fora, pinte-o por dentro com sua cor preferida da tinta em Spray Colorgin Linha Artística e deixe secar. Em instantes você terá lindos suportes para velas.

1

5) Garrafas decorativas

Você pode usar a mesma técnica dos vidros para velas e criar garrafas decorativas imitando personagens famosos do natal, ou apenas dando cor e brilho a elas.

65

 

Se você não sabe ou tem medo de usar a tinta em spray, confira aqui o passo a passo.

A cor que o mundo mais gosta

shutterstock_530177413

Se perguntassem a milhares de pessoas ao redor do mundo “Qual é sua cor favorita?”, o que você acha que a maioria iria responder? Uma empresa britânica promoveu a ação World’s Favourite Colour (A Cor Favorita do Mundo) e descobriu: a cor que o mundo mais gosta é a Marrs Green!

O que é Marrs Green?

Marrs Green (ou Verde Marrs)  é uma tonalidade de verde desenvolvida pela artista plástica Annie Marrs. Segundo ela, a cor é resultado de uma combinação de tons de azul, cinza e verde e transmite a sensação de calor e frescor ao mesmo tempo.

Annie é escocesa e disse ter se inspirado em River Tay, um rio que passa pela cidade onde ela nasceu e viveu. O verde azulado (ou seria azul esverdeado?) traz referências a elementos da natureza, tendência que já havia sido identificada no estudo de cor da Pantone, que elegeu o Greenery como a cor do ano de 2017 . O verde está com tudo!

 

Quem escolheu essa cor?

O projeto World’s Favourite Colour promoveu uma votação online que teve início em janeiro deste ano e que contou com a participação de 30 mil pessoas em mais de 100 países. Foram seis meses de pesquisa até concluírem que o tom de verde é a cor favorita do mundo.

E você, concorda com o resultado? Pintaria sua casa de Marrs Green? Conte pra gente nos comentários qual é a sua cor favorita!

Para saber mais sobre a cor favorita do mundo, assista a esse vídeo

 

 

Faça você mesmo uma parede de tijolinhos

shutterstock_109482227

Você já deve ter visto por aí alguma parede com o tijolinho aparente. Essa estética rústica e industrial tornou-se uma tendência na decoração e está presente em cada vez mais casas e escritórios, conferindo um ar despojado e estiloso.

O que você não sabia é que com poucos produtos é possível reproduzir essa técnica  aí na sua casa, sem quebra-quebra e nem muita sujeira. Duvida? Então continue lendo e confira o passo a passo. Depois é só vir correndo a uma das lojas do Varejão das Tintas, garantir todos os materiais necessários e colocar a mão na massa para ter a sua própria parede de tijolinhos. Vamos lá?

Parede de tijolinhos com textura

Uma forma bem simples de fazer uma parede de tijolinhos é utilizando textura, e você encontra várias opções e marcas desse produto no Varejão das Tintas. A mais indicada é a textura do tipo rústica, que deixa um efeito bem próximo do tijolo tradicional. Além da textura, você vai precisar de:

  • fita crepe (de preferência uma fita específica para pintura, que garante melhor acabamento);
  • espátula (para misturar a textura);
  • desempenadeira de aço lisa;
  • trena métrica ou régua;
  • lápis;
  • balde (para colocar a textura);
  • luva;
  • lona (o suficiente para forrar o piso).

Agora que você já tem tudo em mãos, é hora de preparar a superfície que vai receber a textura. Se houver trincas, gordura ou umidade na parede, será necessário corrigir esses problemas antes de iniciar o processo. Também é indicado que a parede tenha um tom mais claro que o da textura escolhida para que o efeito seja destacado.

Não se esqueça de tirar os quadros e prateleiras da parede e de proteger o chão com a lona. Agora sim, podemos começar!

 

Passo a passo

1- Faça o estêncil com a fita crepe

Defina o espaço em que será aplicada a massa e cole a fita crepe na posição horizontal de uma ponta a outra da parede, com um intervalo de 10 cm de altura entre as faixas. Lembre-se de deixar uma sobra da fita nas extremidades para facilitar a remoção. Depois, cole tiras de fita crepe na vertical, entre as faixas horizontais, imitando o desenho de tijolos alternados.

 

2- Aplique a textura

Aplique a textura com a desempenadeira por toda a área delimitada e alise usando a mesma ferramenta. Durante o processo, use a espátula para misturar constantemente a textura. Sua parede de tijolinhos está quase pronta!

 

3- Retire a fita crepe

Antes que a textura seque, puxe, com cuidado, a fita crepe da parede. Depois de seca a textura rústica adquire o efeito desejado.

 

Pronto!

 

Você nunca pensou que seria tão simples e barato renovar uma parede. Para mais dicas de decoração e faça você mesmo, continue acompanhando nosso blog e siga nossos perfis em outras mídias sociais

As Cores da Da Casa Cor 2017

img-blog

Belo Horizonte recebe, entre os dias 12 de agosto e 17 de setembro, a CASACOR Minas. A
mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo chega à sua 23ª edição e acontece em
um dos mais belos imóveis da cidade: um prédio histórico integrante do Conjunto
Arquitetônico da Praça da Estação, com 4 mil metros quadrados de área distribuídos em três
pavimentos (porão, sótão e jardins) e aproximadamente 40 ambientes.
Claro que o Varejão das Tintas participou dessa edição tão especial. Fornecemos aos
profissionais todas as cores do evento! Visitando a CASACOR Minas 2017 você poderá
descobrir quais foram as tintas escolhidas e se inspirar nas tendências mais recentes para
renovar a sua casa.

 

O local

O prédio funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal e nos últimos anos passou
por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN, para abrigar as instalações do
Museu Ferroviário.
A região onde está localizado o prédio é marcada pela efervescência cultural, política e
gastronômica da capital mineira, o que inspirou os organizadores do evento a voltarem para o
centro da cidade depois de 17 anos. A última edição da CASACOR na região central de BH foi a
de 2000, realizada na Casa do Conde.
Também não é a primeira vez que a mostra acontece em um imóvel tombado. Outras 13
edições aconteceram em prédios históricos, o que colabora para a conscientização das pessoas
quanto à importância de preservar esses locais, além de gerar visibilidade e acessibilidade aos
locais. Mais uma vez a CASACOR Minas contribui para a preservação da memória e identidade
cultural de Belo Horizonte.
Simplicidade
Com o tema “Foco no Essencial”, a ideia é mostrar que a vida pode ser mais simples. O
conceito da mostra é morar bem na contemporaneidade, com ambientes que unem materiais
rústicos e tecnologia. A cozinha ganhou atenção especial dos arquitetos, afinal, os mineiros
adoram se reunir nesse cômodo.
Os visitantes da CASACOR Minas 2017 poderão, além de visitar os espaços, participar de
workshops, palestras, exibições de filmes e mesas redondas com diversos especialistas. O
universo da arquitetura, design e paisagismo ficou ainda mais inspirador e acessível.
Então não perca a edição deste ano! Visite e descubra as cores da CASACOR Minas.

Colour Future 2017

colour-future-2017

O Colour Future é uma pesquisa realizada pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, a multinacional holandesa dona da marca de tintas Coral, e traduz os movimentos da sociedade em paletas de cores. As cores em destaque indicam tendências de comportamento, e servem de inspiração para arquitetos e designers de interiores.

Os lares estão se tornando o centro da vida pessoal e profissional dos brasileiros, e há um movimento que busca a qualidade de vida dentro da rotina, equilibrando o pessoal e o profissional. Por isso, é necessário criar espaços inspiradores para o trabalho. Outro ponto enfatizado pela pesquisa é a melhora na conexão das pessoas com o planeta, indicando que elas estão preservando mais a natureza e abraçando cada vez mais a ideia da sustentabilidade.  A ideia de compartilhamento entra nas tendências devido ao fato de que as pessoas estão se reunindo mais e criando redes de sonhos, ideias, espaços, entre outros.

Para a tendência do Home Office, é indicado o uso de cores contrastantes, pois elas inspiram trabalho e lazer. Outra opção é delimitar, através de pinturas, uma área de trabalho, usando blocos e formas geométricas. A paleta de cor varia nos tons de cinza, azul, vermelho e amarelo.

O Novo Romantismo é o nome dado à tendência de proximidade com a natureza, e ela chegou para trazer calma e tranquilidade, acabando com a tensão do ambiente e purificando o ar. A paleta de cor varia nos tons de verde, azuis e violetas.

Para os que gostam de receber amigos em casa, a tendência do Individualismo Compartilhado exerce grande influência. Ela combina as cores quentes e aconchegantes, criando áreas agradáveis e convidativas. A paleta de cor traz tons suaves de rosa e azul, que se contrapõem ao amarelo mostarda e ao off-white.

A Reinvenção do Luxo veio para mostrar um tipo diferente de consumo. Agora as pessoas dão mais valor aos bens que possuem. A tendência capta o estilo de vida em que a durabilidade dos objetos é maior. A paleta de cor varia nos tons neutros, para que a concentração esteja focada nas experiências e memórias.

Para fazer esse post nos inspiramos na matéria do Lugar Certo que explica a pesquisa realizada.

 

Link: http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/decoracao/2017/06/06/interna_decoracao,49759/pesquisa-traduz-movimentos-da-sociedade-em-paletas-de-cores-que-estara.shtml

Truques para transformar a sua casa sem gastar muito

tinta-azul

Transformar a casa sem gastar muito é um desafio. É preciso adequar o ambiente ao estilo dos moradores, de forma que os cômodos fiquem práticos, funcionais e confortáveis. Uma ideia simples e barata para começar as mudanças é brincar com as cores. Elas têm o poder de transformar os ambientes e trazer um charme a mais para a decoração. Com base em uma matéria publicada pelo blog Casa de Viver, vamos ensinar alguns truques.

É fundamental escolher a tinta correta para a superfície a ser pintada. Para paredes em geral, a mais indicada é a Tinta Acrílica fosca, pois ela esconde melhor as imperfeições, além de ser mais fácil de limpar e mais resistente.

Um truque que pode fazer toda a diferença é pintar as portas e rodapés. Se você deseja criar uma sensação de amplitude no ambiente, pinte as portas e os rodapés da mesma cor utilizada nas paredes, assim eles não irão se destacar e os objetos contidos no ambiente ganharão vida. Caso queira inovar, não tenha medo de pintar as portas com cores vibrantes, incluindo-as na decoração. Nesses casos, é indicado usar tinta esmalte.

Pintar os móveis também é uma ótima ideia para quem procura mudar a decoração do ambiente. Pegue aquela peça antiga e desgastada e transforme-a em um objeto moderno. Antes de começar a transformação do móvel, não se esqueça de lixar. A tinta mais adequada para esse tipo de pintura é o esmalte sintético (spray ou rolinho), pois possuem um melhor acabamento.

Se a sua casa é cheia de itens clássicos, como molduras, e você deseja algo mais moderno, um truque muito utilizado é usar as cores. Com cores menos vibrantes você deixará o ambiente mais aconchegante. Já as cores escuras e vibrantes darão um ar mais divertido.

Uma tendência para quem quer inovar no ambiente é pintar as paredes com o efeito ombré, um tipo de pintura que lembra um sombreado. Geralmente feito em faixas, ele começa escuro e vai clareando lentamente, ou o contrário.

Para mudar é preciso estar aberto a novas ideias, por isso não caia na regra de que lugares ensolarados combinam com cores vibrantes e lugares urbanos com cores mais acinzentadas. Inove!

Truques para a decoração de espaços pequenos

ambiente

Para quem mora em um apartamento ou casa pequena, criar uma decoração confortável e aconchegante pode parecer um desafio. Pensando nisso, separamos algumas dicas e truques para ajudar a transformar um cômodo em um ambiente funcional.

Para começar, prefira as cores claras para as paredes, elas dão uma sensação de amplitude, deixando o ambiente maior. Se você é fã dos tons mais escuros, não é preciso abandoná-los, você pode eleger uma das paredes do cômodo para pintá-la com uma cor mais viva ou então usá-la em móveis e objetos decorativos. Usar o espelho na decoração é um truque infalível, pois, assim como as cores claras, ele também tem o poder de ampliar o ambiente, trazendo leveza e suavidade para o espaço. sala

Na sala de estar, evite escolher grandes sofás e dê preferência para um de 3 lugares, conjugando-o com uma poltrona ou puff. Se a sua casa possui apenas um quarto, optar por um sofá-cama pode ser interessante, pois abre a possibilidade de receber visitas mais confortavelmente. Tenha em mente que o espaço ideal entre uma mesinha de centro e o sofá (ou o móvel mais próximo) é de 60 centímetros. Se preferir, troque a mesa de centro por puffs estofados, essa opção deixará o ambiente mais confortável e prático. Outra dica útil para a sala é colocar a TV embutida em um painel na parede, abrindo um espaço maior no balcão ou rack para organizar outros aparelhos eletrônicos.

A dica das cores claras também se aplica ao quarto, mas isso não significa que você deva se ater a um ambiente monocromático. Opte por paredes mais claras e objetos com cores vivas. Cama com gaveteiro embutido ajuda bastante na hora de organizar o quarto e economiza algum espaço. Se o quarto for compartilhado, não tenha medo de investir em um beliche. Substitua a luminária sobre o criado-mudo por uma arandela, deixando-o livre para outros objetos.

quarto

 

No banheiro, é importante que você reduza a quantidade de objetos sobre a pia, como perfumes, maquiagens, remédios etc. Guarde-os em armários e/ou fora do banheiro. Cestos são uma boabanheiro  opção para ajudar na organização do cômodo, e ainda dão aquele toque especial, trazendo leveza e descontração. Algumas prateleiras pequenas ou nichos também podem ajudar na organização. Uma boa dica para deixar o banheiro mais alegre é selecionar uma parede e usar cerâmicas coloridas ou estampadas.

Para a cozinha, prateleiras e ganchos são sempre ótimas opções, pois, além de ajudar na organização, os utensílios ficam sempre acessíveis na hora de cozinhar. Outra peça curinga é a mesa dobrável: quando não estiver usando, basta dobrá-la contra a parede e pronto, espaço liberado. Procure não cobrir as janelas da cozinha, pois a iluminação natural ajuda na sensação de amplitude do espaço. Caso sua cozinha seja integrada à sala de estar, opte por armários com linhas retas e sem puxadores, de preferência em cor próxima às das paredes, assim a decoração sofrerá menos interferência. Cooktop também é uma boa opção, além de ser moderno, você não precisa se preocupar com o forno e pode aproveitar o espaço para guardar outros utensílios de cozinha.

cozinha

 

Se você tem uma sacada ou varanda pode colocar um cantinho verde, recheado com plantas, em vasos grandes, que ficam muito bem quando colocados no chão, ou em prateleiras de madeira.varanda O ambiente é propício para receber amigos e relaxar, portanto é interessante ter uma mesinha com cadeiras dobráveis. Futons e almofadas também são bem-vindos, se o espaço for ao ar livre, use material impermeável para protegê-los do tempo. Se você quiser dar um toque rústico ao ambiente, invista em um piso deck de madeira.

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.